sexta-feira, 24 de abril de 2015

O poder do movimento nos primeiros três anos de vida!

A importância do movimento não se reflete apenas no desenvolvimento físico e saudável das crianças. É também um fator chave para a globalidade do desenvolvimento infantil. Através do movimento, a criança constrói uma boa autoconfiança, desenvolve a sua capacidade de comunicação e de pensamento explorando e interagindo com o mundo.    

O movimento promove a vinculação, permite fortalecer as relações adulto-criança, uma vez que a criança deseja estar próxima do adulto de referência e isso motiva-a a mover-se até ele.

As atividades físicas estimulam a conexão entre o corpo e mente. Isto acontece quando as crianças resolvem problemas realizando diferentes ações com o seu corpo, como quando o bebé aprende o conceito de permanência de objeto, ao mover-se encontra o objeto que considerava não existir por estar fora do seu campo de visão.

A criança coloca as suas ideias em ação através do movimento com o intuito de cumprir um objetivo, por exemplo, uma criança que queira o seu biberon irá ter um plano de ações (como gatinhar até ao objeto e apontar) que executará para cumprir o seu objetivo, beber.

Uma das formas primordiais de comunicação das crianças é o movimento, de forma a expressar os seus sentimentos e pensamentos. O adulto pode ajudar a desenvolver a comunicação bilateral, respondendo de forma adequada aos movimentos desta, imitar as suas expressões faciais, ritmos e movimentos corporais ajuda-a a comunicar cada vez mais.

As crianças usam o seu corpo como meio de adquirir mais conhecimento e capacidades, através da prática desenvolvem um maior controlo das suas ações. À medida que superam desafios, as crianças sentem-se cada vez mais confiantes para conquistas mais complexas.


Informações retiradas de: The Power of Movement in Your Child’s First Three Years: On The Move, publicado por Zero to Three. 

Sem comentários:

Enviar um comentário