quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A importância da Arte para o Desenvolvimento Emocional da Criança

As crianças mais pequenas estão limitadas na forma como podem expressar os seus sentimentos. No momento em que começam a demonstrar emoções mais complexas, estas ainda não possuem vocabulário para as expressar. Inicialmente os sentimentos são mostrados através de expressões faciais, gestos e movimentos.

A partir dos 18 meses, as crianças começam a expressar as suas “emoções conscientes”, que incluem sentimentos complexos, tais como orgulho, embaraço e vergonha.

Independentemente da idade, todos precisamos de exteriorizar as emoções que sentimos.
A arte é um veículo para a expressão emocional, mas também uma forma das crianças descobrirem como as suas emoções causam impacto no meio que as rodeia.

Ser capaz de causar impacto no contexto envolvente – e sabê-lo – é um passo importante para desenvolver a confiança e a independência. Estas competências contribuem para uma autoestima saudável e posteriormente para a capacidade de fazer as melhores decisões.

É importante valorizar o processo de criação, não apenas o produto, com o intuito de apoiar o desenvolvimento da competência em si.


Fonte: Vanessa Gallo, Program Developer and Trainer Gymboree Play & Music


Sem comentários:

Enviar um comentário