domingo, 28 de fevereiro de 2016

A importância de Música na infância


Experiências musicais, no início da infância, têm o poder de causar impacto em todas as áreas do desenvolvimento da criança. Para compreender a relação entre a música e o desenvolvimento físico, sócio emocional e cognitivo da criança, é importante reconhecer que as experiências sensoriais são a base de todas as aprendizagens na infância.
Os benefícios da música no início da infância são talvez mais óbvios na área do desenvolvimento físico. O envolvimento em jogos que implicam cantar e mover-se, bem como tocar instrumentos rítmicos simples criam experiências desafiantes que sustentam o desenvolvimento de competências motoras, finas e grossas, da coordenação global e da sincronia.
Mesmo antes da criança ser capaz de realizar estas tarefas sozinha, os pais, de forma instintiva, cantam, balançam, saltam, dançam e realizam actividades musicais com os seus bebés. Estas actividades fornecem importante estimulação sensorial que sustenta o desenvolvimento da cabeça, pescoço e controlo do tronco, o equilíbrio e a consciência corporal. Contudo, os benefícios físicos inerentes às actividades musicais são apenas parte da imagem.
Os benefícios da música no desenvolvimento sócio-emocional da criança são significativos.
Para a criança que ainda não fala, a música fornece uma forma de comunicação que transcende a linguagem falada. Muito antes da criança compreender a verbalização “Gosto de ti”, ela é capaz de sentir o calor e a segurança dos braços da sua mãe, ver o amor nos seus olhos e ser acalmada pelo balançar enquanto a mãe canta uma canção de embalar. Desta forma, a música fortalece o laço afectivo entre os pais e a criança e contribui para o desenvolvimento da confiança, essencial para o desenvolvimento emocional.

O impacto da música no desenvolvimento cognitivo salienta duas áreas de aprendizagem: o desenvolvimento da linguagem e a memória.

Algumas investigações demonstraram que as crianças possuem memórias relativas a canções ouvidas antes do nascimento e que conseguem percepcionar e reconhecer diversos aspectos da música incluindo alterações nos contornos da melodia, padrões de tempo, tom e timbre. A investigação demonstrou, também, que crianças com sete meses conseguem distinguir uma peça musical familiar de uma nova peça, mostrando a habilidade para formar memórias a longo-prazo de músicas ouvidas.

As sequências e padrões da melodia e o ritmo encontrado nas canções, em combinação com brincadeiras musicais interactivas entre os pais e a criança, stimulam a actividade cerebral e ajudam, literalmente, o “cérebro a crescer”. Observe como as canções infantis apoiam a linguagem e a memória facilitando a aprendizagem e a recordação de informação como o alfabeto ou o seu nome e morada.

As aulas de música, como as aulas de Música do Gymboree, promovem o benefício adicional de um grupo de pares, para aprender competências sociais, num ambiente musical.

Jogos musicais como “Ring Around the Rosey” e “Farmer in the Dell” une as crianças umas às

outras. Estes jogos musicais impõem “regras” simples e realizáveis, como trabalhar num grupo, esperar a vez, seguir ou agir como um líder e desafiam, naturalmente, as competências sociais emergentes das crianças mais novas. Brincar com claves, campainhas ou maracas num contexto de grupo fornece às crianças a noção de si próprias como seres individuais e a noção de pertença a um grupo, o que por sua vez fortalece a confiança e a auto-estima.

Autoria: Helen Silver Freda, Senior Program Developer and Trainer Gymboree Play & Music
Tradução e Adaptação: Inês Marques, Professora Gymboree

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