quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como ajudar uma criança que reage de forma explosiva à raiva, tristeza e frustração? - A caixa calmante e um cantinho acolhedor

A caixa  calmante poderá ajudar as crianças a recuperar de uma birra, a mantê-las ocupadas quando aguardam por qualquer coisa e a reorganizarem-se ao lidarem com sentimentos como a raiva, tristeza e frustração.
Esta caixa poderá conter diferentes objetos maioritariamente de estimulação sensorial que permitam tranquilizar a criança. Estes objetos devem proporcionar satisfação à criança ao manipulá-los.

Que tipo de objetos deve conter a caixa?
- Que proporcionem uma respiração profunda (bolinhas de sabão, catavento ou balão);
- Algo que dê para apertar e libertar a tensão (plasticina e bolas antisstress);
- Que visualmente distraía e tranquilize (como um temporizador de areia/gel ou uma simples garrafa com óleo de bebé e cor para agitar e observar o efeito visual);
- Algo que mostre ou espelhe emoções (espelho e símbolos de emoções).

Embora esta caixa deva ser facilmente transportável, é aconselhável utiliza-la sobretudo num espaço que seja propício para este momento (em inglês “cosy corner” – cantinho acolhedor). Ajudando na fase inicial, a criança a escolher o objeto e mostrar-lhe como o usar.


No espaço Gymboree também temos um cantinho acolhedor para os nossos alunos poderem ficar mais calmos ou simplesmente para ficarem a observar os colegas, se assim quiserem.


Mrs. Jackson's Kinders: Calm Down Kit

Sem comentários:

Enviar um comentário