Experiências
musicais, no início da infância, têm o poder de causar impacto em todas as áreas
do desenvolvimento da criança. Para compreender a relação entre a música e o desenvolvimento
físico, sócio emocional e cognitivo da criança, é importante reconhecer que as
experiências sensoriais são a base de todas as aprendizagens na infância.
Os benefícios da
música no início da infância são talvez mais óbvios na área do desenvolvimento
físico. O envolvimento em jogos que implicam cantar e mover-se, bem como tocar
instrumentos rítmicos simples criam experiências desafiantes que sustentam o
desenvolvimento de competências motoras, finas e grossas, da coordenação global
e da sincronia.
Mesmo antes da
criança ser capaz de realizar estas tarefas sozinha, os pais, de forma
instintiva, cantam, balançam, saltam, dançam e realizam actividades musicais
com os seus bebés. Estas actividades fornecem importante estimulação sensorial
que sustenta o desenvolvimento da cabeça, pescoço e controlo do tronco, o
equilíbrio e a consciência corporal. Contudo, os benefícios físicos inerentes
às actividades musicais são apenas parte da imagem.
Os benefícios da
música no desenvolvimento sócio-emocional da criança são significativos.
Para a criança que ainda não fala, a música fornece
uma forma de comunicação que transcende a linguagem falada. Muito antes da criança
compreender a verbalização “Gosto de ti”, ela é capaz de sentir o calor e a
segurança dos braços da sua mãe, ver o amor nos seus olhos e ser acalmada pelo
balançar enquanto a mãe canta uma canção de embalar. Desta forma, a música
fortalece o laço afectivo entre os pais e a criança e contribui para o desenvolvimento
da confiança, essencial para o desenvolvimento emocional.
O impacto da música no desenvolvimento cognitivo
salienta duas áreas de aprendizagem: o desenvolvimento da linguagem e a
memória.
Algumas investigações demonstraram que as crianças
possuem memórias relativas a canções ouvidas antes do nascimento e que conseguem
percepcionar e reconhecer diversos aspectos da música incluindo alterações nos contornos
da melodia, padrões de tempo, tom e timbre. A investigação demonstrou, também, que
crianças com sete meses conseguem distinguir uma peça musical familiar de uma nova
peça, mostrando a habilidade para formar memórias a longo-prazo de músicas ouvidas.
As sequências e padrões da melodia e o ritmo encontrado
nas canções, em combinação com brincadeiras musicais interactivas entre os pais
e a criança, stimulam a actividade cerebral e ajudam, literalmente, o “cérebro
a crescer”. Observe como as canções infantis apoiam a linguagem e a memória
facilitando a aprendizagem e a recordação de informação como o alfabeto ou o
seu nome e morada.
As aulas de música, como as aulas de Música do
Gymboree, promovem o benefício adicional de um grupo de pares, para aprender competências
sociais, num ambiente musical.
Jogos musicais como
“Ring Around the Rosey” e “Farmer in
the Dell” une as crianças umas às
outras. Estes jogos musicais impõem “regras” simples
e realizáveis, como trabalhar num grupo, esperar a vez, seguir ou agir como um líder
e desafiam, naturalmente, as competências sociais emergentes das crianças mais
novas. Brincar com claves, campainhas ou maracas num contexto de grupo fornece
às crianças a noção de si próprias como seres individuais e a noção de pertença
a um grupo, o que por sua vez fortalece a confiança e a auto-estima.
Autoria: Helen
Silver Freda, Senior Program Developer and Trainer Gymboree Play & Music
Tradução e Adaptação: Inês Marques, Professora Gymboree
Tradução e Adaptação: Inês Marques, Professora Gymboree
Sem comentários:
Enviar um comentário